O que Ler no Café da Manhã - Literários

15:24 Unknown 0 Comments


Quem nunca acordou de mau humor, olhos entre abertos, secos, com tontura e uma intensa vontade de voltar a dormir? Eu levanto assim, vou lá, tomo o banho mais rápido possível e então vou tomar café. Em seguida me acalmo, ainda to meio dormindo, sigo para meu quarto e me sento com um bom livro em mãos.
Aaah, como eu relaxo lendo em silêncio no meu canto... Confesso que não pode ser qualquer coisa para se ler ao acordar, se não pode acabar me deixando mais irritado e estragando ainda mais o meu dia (sendo que ele mal começou) De certo quando o sol ainda está nascendo para muitos, esse é um dos únicos momentos calmos de muitos, e ler um puta ensaio teórico parece a melhor coisa... Mesmo? Você pode ter alguma indigestão, a dor de cabeça pode voltar... você sente o sono chegando novamente. Claro que há teóricos e teóricos, mas há outras opções para relaxar nos poucos minutos que você tem antes de voltar a sua vida de trabalho.
Vamos lá. Prepare um bom café, corte um pedaço de empadão, depois de torta. Sente-se e desfrute de alguns bons minutos.

CEM ANOS DE SOLIDÃO

Muitas vezes, ou acordamos alegres, ou extremamente amargos. Por isso essa é uma escolha certeira para ambos os casos. Cem Anos de Solidão consegue ser um livro realmente único. Há um motivo de Gabriel García Marquez ganhar o Prêmio Nobel de Literatura... O Colombiano sabe contar uma história, além disso, narra-la de um modo realista mágico, de uma simplicidade que nos arranca os melhores e mais sinceros sorrisos. Com uma Narrativa um pouco jornalística pela forma direta que conta sua história, sem floreios ou extremos detalhes sobre as pessoas, os vestimentas e as casas, o autor opta por desenvolver uma história belíssima e acentuar uma magia tão diferente, que por um momento acreditamos que seja possível. Apesar de o livro falar de solidão, e ser um pouco trágico, Cem Anos de Solidão consegue ser uma história gostosa do começo ao fim.

O HOBBIT

Não tem muito que falar do O Hobbit que outros pela internet a fora já não tenham falado. É uma obra fascinante, não pela forma da escrita ou narrativa, mas pelo poder de uma obra dirigida para um público infantil conseguir agradar maciçamente jovens, adultos e velhos, o que atualmente é o seu maior publico (pelo que vejo). Da mesma forma que é um ótimo inicio para o gênero fantástico, O Hobbit é uma boa escolha para iniciar o dia. Sorria com os bons companheiros da companhia de Thorin e por muitos outros pelo caminho.

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS

Agora, se você quer ficar animado, risonho e sorridente, a melhor escolha para tirar sua amargura pela manha é O Guia do Mochileiro das Galáxias ou qualquer livro da coleção. Pegue sua caneca de leite, alguns bolachas para comer, sente no sofá (não esqueça da sua toalha) e leia. Vocês logo vão entender porque Douglas Adams é um gênio. Ele vai ter surpreender do começo ao fim de uma forma extremamente cômica e “normal”. Você vai rir, vai ficar pasmo e o tempo todo vai ter aquele sorrisnho de canto no rosto, esperando a próxima ironia acontecer. Quando despertar para mundo, tudo vai parecer mais simples, e sem tantos sentidos. Afinal, qualquer hora o mundo pode deixar de existir, não é?

O HOMEM DUPLICADO

Se você quer se deliciar com uma ótima escrita e metáforas já de manha, não sinta medo de pegar O Homem Duplicado de José Saramago. Ele vai exercitar sua cabeça já pela manhã, além de te presentear com uma escrita mágica. A escrita e aforma que ela está pelo livro parecerá meio pesado logo de manhã, mas requer, na verdade, apenas concentração, e uma vez mergulhado na história, você vai se deliciar da forma que Saramago conta a vida do professor Tertuliano Máximo Afonso.

DAVID COPPERFIELD

Se quiser sentir as mais diversas emoções, conhecer personagens amáveis e marcantes, uma das melhores escolhas é David Copperfield do grande Charles Dickens. Essa obra prima pode ser grande, mais de mil páginas, mas é lindo. Acompanhamos a história do pequeno David até se tornar um grande e maduro escritor, e para isso ele vai passar por as mais variadas, irritantes, odiosas, tortuosas experiências de vida. Terá que sobreviver num mundo feroz, mas não deixará de conhecer personagens realmente bons, simples e que amaremos muitos. Apesar de grande antagonismo, sempre haverá o bom humor, o sorriso, a forma simples e romanceada que ele vê sua vida e a dos outros.


. . . . . . . . . .  

Agora você está bem alimentado, provavelmente satisfeito; pode fechar o belíssimo livro em mãos, se vestir, escovar os dentes e correr para o trabalho ou escola, esperando aquela 1 hora de almoço para ler outro belo livro!