[RESENHA] O Sangue do Olimpo - Literários

05:13 Unknown 0 Comments



        Eis o último livro da série Heróis do Olimpo, o qual devorei em dois dias. A segunda série envolvendo o universo de Percy Jackson, semideuses, deuses da antiguidade e monstros. O autor de uma série de mitologia egípcia e – iniciando agora – uma de mitologia nórdica, finalizou neste volume sua série de mitologia grecoromana.

Foi o fim do sentimento de ansiedade que preenchia semideuses gregos e romanos, mas substituído por um de tristeza, principalmente para aqueles que acompanhavam as aventuras do Acampamento Meio-Sangue desde Percy Jackson e o Ladrão de Raios, dos quais aliás, faço parte. Minha relação com os personagens é antiga e ao ler O Sangue do Olimpo foi como reencontrar velhos amigos depois de um tempo sem vê-los.
     Percy, Annabeth e outros que não aparecem tanto neste último livro, são personagens que já estavam presentes na primeira série "Percy Jackson e os Olimpianos", voltada à mitologia grega. Essa primeira turma, conheci quando tinha 12 ou 13 anos, ainda estava na 7ª série do ensino fundamental. Os anos foram se passando e a cada ano, eu esperava ansiosamente pelo próximo livro da segunda série de Percy Jackson, afinal, meu sentimento de tristeza ao terminar a primeira, foi substituído por uma grande alegria quando descobri a existência de uma nova série...
     Nessa nova série, descobrimos que não existiam apenas semideuses gregos, haviam romanos também. Os dois acampamentos que viveram sem saber da existência um do outro (ao menos os semideuses), viram-se obrigados a se unir, através de um plano de Hera, para apenas assim conseguir curar os deuses que estavam com suas personalidades gregas e romanas em conflito. Só assim, com os deuses curados e semideuses gregos e romanos juntos, é que conseguiriam derrotar Gaia. Ela, obviamente,  tinha o objetivo de nada menos que acabar com os deuses e toda a humanidade.
     A estrutura da narrativa em si segue, obviamente, a linhas dos livros anteriores, uma narrativa em primeira pessoa com vários pontos-de-vista (POV), ou seja, a cada capítulo o POV variava entre a maior parte dos personagens principais do livro. A forma como os capítulos foram distribuídos entre os personagens gerou um certa insatisfação em parte da fãs que acompanhavam desde a primeira série, afinal, Percy e Annabeth não tiveram capítulos e também não pareceram personagens principais nesse último livro. Na minha humilde opinião, mesmo gostando muito de Percy e Annabeth, curti o fato deles não narrarem nem protagonizarem realmente o último livro, afinal, já fizeram o bastante na primeira série e sua ajuda foi fundamental na segunda, vamos lembrar que eles protagonizaram uma jornada pelo Tártaro.  Além disso, tivemos POVs da Reyna e do Nico, que deram com certeza um brilho a mais ao livro. Acho até que suas narrativas são as mais surpreendentes.
     Ainda sobre a narrativa, graças a forma como é feita, conseguimos acompanhar dois grupos durante o livro. O primeiro grupo era o dos sete escolhidos pela profecia, que viajava à bordo do Argo II, rumo a Atena, para tentar evitar o despertar de Gaia. O segundo grupo era o grupo formado por Reyna, Nico e pelo Treinador Hedge, os quais viajando através das sombras (poder de Nico), tentavam levar a estatua de Atena Paternos para o Acampamento Meio-Sangue para evitar a guerra grecoromana.
     O livro se desenrola bem, não existem partes totalmente chocantes, mas mantem a todo momento a expectativa para o final, no qual um dos sete semideuses deve morrer. A maior parte da profecia já havia acontecido nos outros livros, então a expectativa girava em torno de Jason e Leo, já que a profecia deixava claro que um dos dois seria decisivo.
     O ponto que mais deixou a desejar, para mim, foram as narrações das batalhas. Acredito que o Tio Rick já escreveu batalhas melhores. Contudo, o último livro está a altura da série, talvez não estão eletrizante quanto outros livros dele, mas mostrou todo o seu poder ao nos fazer devorar as últimas páginas querendo chegar logo ao fim e ver como se daria o desfecho. Desfecho o qual, deixou livre para seus leitores imaginarem as sequências...
     Ah, claro, falei logo acima sobre a tristeza que preenche os leitores, mas é uma tristeza amenizada, novamente, pela felicidade em saber que ainda nesse ano iniciará o lançamento de novos livros no universo de Percy Jackson, na série “The Trials of Apollo”. De qualquer forma, ficaria feliz e mais empolgada se soubesse que os livros dessa nova série serão algo mais maduro, pensando que muitos dos leitores de Percy Jackson cresceram e que o Riordan tem obras anteriores voltadas para o publico mais adulto. Desta forma, as séries manteriam um fator que eu julgo um dos mais apaixonantes, que é inserir as mitologias, mas evoluindo de forma a conquistar novos e reconquistar velhos públicos. Além é claro de proporcionar um novo desafio ao Rick.

Ficha
Título: O Sangue do Olimpo
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Gênero: Ficção Infantojuvenil
Nota: