[RESENHA] A Adaga de Médici - Literários

14:25 Unknown 0 Comments


          Enquanto eu andava pelos estandes da Bienal do Livro em SP no ano de 2014, uma pilha de livros me chamou atenção (obviamente pelo preço). Em meio àquela variedade de livros, um em especial me atraiu, primeiro pela sua capa, depois pelo nome: “A Adaga de Médici”, além disso, logo abaixo do título a frase: “A criação mais letal de Leonardo Da Vinci”. Não pensei nem duas vezes antes de agarrá-lo para continuar a garimpar as pilhas de livros.


          A Adaga de Médici, de Cameron West, é um romance americano que tem como centro do problema – ou da solução – uma adaga quase tão leve como o ar e mais afiada que qualquer outro fio visto pelo homem, além disso, após a mistura dos metais formada, Leonardo não conseguiu faze-la retornar ao estado líquido, nem deformá-la.
          Preocupado com o estrago que os homens de seu tempo poderiam fazer ao possuir um material com tais propriedades, usando para criar armas, Da Vinci esconde a Adaga de forma que alguém no futuro a descobrisse, quando a humanidade tivesse o propósito de usá-la para o mais nobre dos fins.
          A Adaga passou cerca de 500 anos escondida, fazendo com que muitos duvidassem de sua existência. Porém, alguns acreditavam que era possível encontra-la através de anotações de Leonardo, chamadas de Os Círculos da Verdade. O pai de nosso protagonista, o Dr. Rollo Barnett, curador da National Gallery, era um dos crentes na existência da criação de Da Vinci.
          Rollo Barnett, passou anos procurando as anotações e quando finalmente conseguiu encontra-las e comprar, recebeu a notícia de que o avião que estava levando as anotações para os Estados Unidos, havia caído.
          Contudo, Rollo não era o único atrás das anotações, devido as propriedades do material, a indústria de armas, também estava atrás da Adaga. Não mediu-se esforços para achar as anotações, levando até mesmo ao assassinato de Rollo Barnett e sua esposa, restando apenas seu filho Reb Barnett.
          Após alguns anos da morte dos pais, Reb recebe uma ligação anônima que dá início a trama, despertando novamente na indústria de armas a cobiça pela Adaga e em nosso protagonista, apenas o desejo pela única chance de esclarecer a morte dos pais.

          A história é bem escrita, de forma que garante um ritmo frenético em boa parte do livro. As reviravoltas são surpreendentes, fazendo com que o fim não seja "manjado". Minha única decepção, foi a forma rápida como resolvem as anotações, já que minhas expectativas – involuntariamente – estavam baseadas em uma resolução mais complexa e genial, como são os enigmas nos livros de Dan Brown. De qualquer forma, é uma leitura é agradável, já que não há enrolação desnecessária.
          A Editora Record, responsável pela publicação da obra no Brasil, disponibiliza em seu site um pdf para leitura de um trecho do livro.


Ficha
Título: A Adaga de Médici
Autor: Cameron West
Editora: Record
Páginas: 290
Gênero: Romance Americano/ Ficção
Nota:   
8